Ciencia en Acción é uma iniciativa de várias instituições espanholas que pretende aproximar a ciência e a tecnologia do grande público. A participação está aberta a professores, alunos e divulgadores de ciência de Espanha, Portugal e países latino-americanos.

Participei na 14ª edição do Ciencia en Acción, realizada em Bilbao nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2013, juntamente com uma equipa constituída por um professor e três alunos da Escola Secundária de Loulé (ESL), onde leccionei entre 2009 e 2013.

À procura do radão... nas rochas da serra do Algarve

Durante o ano letivo 2012/2013 ajudei alguns alunos da ESL a desenvolver duas atividades, relacionadas com Radiação e Ambiente, que o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) promove junto das escolas portuguesas, com o financiamento do Ciência Viva.

Um grupo de alunos (Catarina Santos, Diogo Cunha, George Osan e Miguel Guerreiro), orientados pelo professor de Biologia e Geologia Hélder Pereira, estudou a libertação do radão em diversas rochas do Algarve.

O trabalho, À procura do radão... nas rochas da serra do Algarve, foi apresentado em Bilbao por três dos alunos (Catarina Santos, Diogo Cunha e George Osan) e conquistou o prémio na modalidade Laboratorio de Geologia (Premio Vernier Ibérica):

"Por plantear y desarrollar un trabajo de campo y laboratorio de gran interés ambiental, en el que se establece la relación entre los materiales geológicos del subsuelo y la cantidad de radón en el ambiente, se concede Primer Premio al trabajo “BUSCANDO EN RADÓN…EN LAS ROCAS DEL ALGARVE” cuyos autores son Hélder José Rodrigues, Miguel Neta, Catarina Santos, Diogo Cunha, George Osan, Miguel Guerreiro de la Escola Secundária de Loulé (Portugal)."

O mesmo trabalho já tinha sido apresentado no VIII Congresso Nacional Cientistas em Acção, no Centro Ciência Viva de Estremoz, em Abril de 2013.

[+] Trabalho À procura do radão... nas rochas da serra do Algarve (versão para o VIII Congresso Nacional Cientistas em Acção)