Com esta atividade os alunos irão estudar a relação entre a distância de segurança em função da velocidade de deslocamento do robô.

Introdução

Como funciona o sensor de ultrassons do robô?

Que distância é necessária, para que um robô em movimento, não colida com um obstáculo?

E de que forma essa distância está relacionada com a velocidade real a que o robô se desloca?

O robô vai deslocar-se com movimento retilíneo ao longo de uma pista, até parar. Para imobilizar o robô é utilizado o sensor de ultrassons e um objeto com superfícies duras.

Objetivo geral

  • Estabelecer a relação entre a distância de segurança e a velocidade real do robô.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e compreender a função dos blocos do programa.
  • Utilizar a interface de programação:
    • Alterar a velocidade do robô na programação;
    • Efetuar o upload do programa.
  • Utilizar o menu do bloco EV3.
  • Medir distâncias percorridas.
  • Efetuar a conversão de unidades.
  • Calcular o valor médio de um conjunto de medições.
  • Registar dados numa tabela.
  • Interpretar o gráfico da velocidade real do robô em função da distância de segurança.
  • Identificar outros fatores que poderão influenciar a distância de segurança.

Material

  • Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.
  • Projeto de programação “EV3naFisica”.
  • Robô LEGO EV3.
  • Documento do Excel “EV3naFisica”.
  • Fita-cola preta.
  • Fita métrica.
  • Bloco de material para servir de obstáculo.

Fotografias

Documento disponíveis

[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Modelo de Plano de aula - Travagem" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Atividade - Travagem" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].

[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].

[+] Folha de cálculo "EV3naFisica" (para alunos) [.XLSX].

 

António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho

Material publicado na Casa das Ciências a 22 de setembro de 2022.