Nesta atividade os alunos determinarão a relação entre a velocidade (real) do robô, quando se desloca com movimento retilíneo uniforme, e a distância a que um objeto colocado no robô é projetado, após este travar/parar.

Introdução

Porque é que, quando vamos a viajar dentro de um carro, somos ‘atirados’ para a frente quando o condutor trava o carro?

A inércia é a propriedade fundamental de todos os corpos que permite que estes resistam a qualquer alteração do seu movimento e está relacionada com a sua massa.

Objetivo geral

  • - Estudar a Lei da Inércia através da relação entre a distância de projeção de um corpo e a velocidade real do robô.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e compreender a função dos blocos do programa.
  • Utilizar a interface de programação:
    • Alterar a velocidade do robô na programação;
    • Efetuar o upload do programa.
  • Utilizar o menu do bloco EV3.
  • Medir distâncias percorridas.
  • Efetuar a conversão de unidades.
  • Calcular o valor médio de um conjunto de medições.
  • Registar dados numa tabela.
  • Interpretar o gráfico da distância de projeção em função da velocidade real do robô.

Verificar a inércia de um objeto transportado pelo robô.

Material

  • Computador, ou tablet, com o LEGO Mindstorms Education EV3 instalado.
  • Projeto de programação “EV3naFisica”.
  • Robô LEGO EV3.
  • Documento do Excel “EV3naFisica”.
  • Fita-cola preta.
  • Régua ou fita métrica.
  • Peças suplementares da LEGO (ver ponto 4 da atividade).

Fotografias

Documentos disponíveis

[+] Guia de utilização "EV3 no ensino da Física" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Modelo de Plano de aula - Inércia" (para professores) [.DOCX] [.PDF].

[+] "Atividade - Inércia" (para alunos) [.DOCX] [.PDF].

[+] Projeto de programação "EV3naFisica" (para alunos) [.EV3].

[+] Folha de cálculo "EV3naFisica" (para alunos) [.XLSX].

 

António Machado, Miguel Neta, Teresa Carvalho

Material publicado na Casa das Ciências a 22 de setembro de 2022.